quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mundanos fabulistas: Guimarães Rosa e Nietzsche


Lançamento

Título: MUNDANOS FABULISTAS: GUIMARÃES ROSA E NIETZSCHE
Autor: João Batista Santiago Sobrinho
tema: crítica literária / literatura comparada formato: 14 x 21 cm | 248 p. | BROCHURA
ISBN 978-85-87961-67-9 | ano: 2011   
Preço: R$ 35, [já disponível]
Edição apoiada pelo CEFET-MG


Este livro discorre sobre dois grandes escritores. Tinham tudo para nunca se relacionarem, mas têm, pela primeira vez, um magnífico encontro marcado neste livro.
Existe uma crença quando se trata de examinar, veicular e divulgar idéias filosóficas, científicas e até mesmo literárias: basta que as idéias e as construções teóricas sejam coerentes e inteligentes, para que o edifício assim construído seja considerado sólido e atraente. Brincar com as palavras, tratá-las, por vezes, como um fim em si mesmo, seria coisa somente admissível na literatura (e mais ainda na poesia). Doce ilusão: sem uma linguagem apropriada, concisa, inventiva, por que não dizer poética e literária, nenhum texto consegue passar idéia nenhuma, nenhuma filosofia é possível, nenhuma psicologia ou ciência. Os grandes cientistas são também grandes escritores.
João Batista Santiago não apenas mostra e demonstra uma semelhança espiritual, filosófica e poética entre dois grandes autores aparentemente tão distantes: ele usa a linguagem com concisão e propriedade, para fazê-lo.
[do prefácio de Mário Alves Coutinho]

Nenhum comentário: