segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Besouro Mangangá (Besouro Cordão de Ouro)

Manuel Henrique (1897-1924), Besouro Mangangá ou Besouro Cordão de Ouro, foi um lendário capoeirista da região de Santo Amaro, Bahia. Muitos e grandiosos feitos lhe são atribuídos. Diziam que tinha o “corpo fechado”, que balas e punhais não podiam feri-lo. Porém, mesmo as circunstâncias da sua morte são contraditórias. Há versões de que foi num confronto com a polícia, e outras que foi na “trairagem”, num ataque de faca pelas costas. A palavra capoeirista assombrava homens e mulheres, mas o velho escravo Tio Alípio nutria grande admiração pelo filho de João Grosso e Maria Haifa. Era o menino Manuel Henrique que, desde cedo aprendeu, com o Mestre Alípio, os segredos da Capoeira na Rua do Trapiche de Baixo, em Santo Amaro da Purificação, sendo batizado como Besouro Mangangá por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer. Quando os adversários eram muitos e a vantagem da briga pendia para o outro lado, “Besouro” sempre dava um jeito, desaparecia. A crença de que tinha poderes sobrenaturais veio logo, confirmando o motivo de ter ele sempre que carregar um "patuá". Misto de vingador e desordeiro, Besouro não gostava de policiais e sempre se envolvia em complicações com os milicianos e não era raro tomava-lhes as armas, conduzindo-os até o quartel. Negro forte e de espírito aventureiro, nunca trabalhou em lugar fixo nem teve profissão definida. Manuel Henrique, o Besouro Mangangá, morreu jovem, com 27 anos, em 1924, restando ainda dois dos seus alunos: Rafael Alves França, Mestre Cobrinha Verde, e Siri de Mangue. Hoje, Besouro é símbolo da Capoeira em todo o território baiano e nacional, sobretudo pela sua bravura e lealdade com que sempre comportou com relação aos fracos e perseguidos pelos fazendeiros e policiais. [texto extraído de http://www.portalcapoeira.com/wiki]
Recentemente, estreou no Brasil o filme “Besouro – o filme”, dirigido por João Daniel Tikhomiroff, com Aílton Carmo, Anderson Santos de Jesus, Jessica Barbosa, Flavio Rocha, Irandhir Santos, Macalé, Leno Sacramento, Chris Vianna, Sérgio Laurentino, Adriana Alves, e Miguel Lunardi no elenco.
No livro “Capoeira em Cordel”, de Olegário Alfredo, publicado pela Editora Crisálida, um dos textos é sobre Besouro: A verdadeira história de Besouro Mangagá e a faca de tucum. Vejam um trecho do cordel de Olegário:

Mandei fechar meu corpo
Com mandinga e patuá
Para contar a sabença
Do Besouro Mangagá
Peço a Deus a proteção
Dentro do meu cazuá.
[...]
O Besouro Mangagá
Ou besouro venenoso
Apelido que ganhara
Por seu um misterioso
Na hora da confusão
Sumia feito o Tinhoso.
[...]
Faca de tucum matou
O Besouro Mangagá
Foi a faca que quebrou
O encanto do patuá
A capoeira brasileira
Deve a ele, meu camará.

Nenhum comentário: