quinta-feira, 19 de novembro de 2009

19 de novembro - Dia do Cordelista


Na data de nascimento de Leandro Gomes de Barros (1865-1918), um dos maiores poetas populares do Brasil, comemora-se o Dia do Cordelista. O termo "cordel" deve-se ao barbante (também chamado cordão ou cordel) em que os folhetos ficam dependurados para a venda nas feiras, mercados e praças. A literatura de cordel desenvolveu-se principalmente no nordeste brasileiro, trazida pelos imigrantes portugueses.

A literatura de cordel é reconhecida como uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras. Ela ajuda a perpetuar a memória viva do povo, incorporando elementos da literatura oral e da escrita. Em sua rica estrutura de ritmo, métrica e rima, os poemas narrativos em cordel registram as formas populares de falar e pensar sobre temas variados de nossa história e de nossa cultura.

A boa recepção do cordel por parte dos leitores de todas as regiões do país faz dele uma de excelente ferramenta na sala de aula.

A Editora Crisálida já lançou duas antologias de cordel do autor Olegário Alfredo, poeta e capoeirista mineiro, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel: "Folclore em cordel" e "Capoeira em cordel".
As obras podem ser adquiridas através dos sites: www.crisalida.com.br / www.livrariacultura.com.br / www.travessa.com.br / www.martinsfontespaulista.com.br / ou pelo telefone (31) 3222 4956

Nenhum comentário: