quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Convite de Lançamento


A Fundação Educacional de Divinópolis-MG (FUNEDI/UEMG) e a Editora Crisálida convidam a todos para o lançamento de três livros publicados em parceria (FUNEDI/Crisálida):
-
História e memória do Centro-Oeste mineiro: perspectivas, organizado por Batistina Maria Corgozinho, Leandro Pena Catão e Mateus Henrique de Faria, é uma reunião de produzidos a partir do II Seminário História e Memória do Centro-Oeste Mineiro - cidade, memória e cultura, organizado pela FUNEDI, com o objetivo de sedimentar e sistematizar abordagens sobre a história regional. No Brasil, parte do trabalho de preservação, recuperação e narração da memória ficou a cargo de memorialistas. As reflexões em curso nas ciências humanas e sociais sobre a história local e regional valorizam esse campo de pesquisa e têm contribuído para que o 'dever de memória' seja objeto de estudos de um 'trabalho de memória'.
-
Cidadania, memória e patrimônio: as dimensões do museu no cenário atual, organizado por Flávia Lemos Mota, João Ricardo Pires e Leandro Catão, reúne textos que procuram debater sobre o papel da memória e dos museus na sociedade do início do século XXI, estabelecendo um diálogo fecundo entre diferentes setores da sociedade e da cidade.
-
Educação, cultura e organizações sociais: ensaios interdisciplinares, organizado por Alexandre Simões e Leandro Catão, cuja coletânea de artigos é fruto de uma 'inquietude' que ultrapassa a circunstância local para se aliar àquilo que nela há de global. Constitui um esforço no sentido de pensar, analisar e observar não só as inquietações intelectuais dos autores, mas a possibilidade de quebrar barreiras epistemológicas, o cruzamento de fronteiras tradicionalmente constituídas desde o século XIX entre as áreas do saber, penetrando em espaços novos, cruzados, entremeados.

O evento será realizado no dia 5 de dezembro de 2009, às 10 hs, na Boutique do Livro (Av. Antônio Olímpio de Morais, 487, Centro, Divinópolis/MG - tel: 37. 3221.8753)

Nenhum comentário: