terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

BHPMMG


A Editora Crisálida apresenta ao público uma pequena preciosidade. A Breve História da Polícia Militar de Minas Gerais, de Francis Albert Cotta, vem cobrir uma grave lacuna historiográfica, qual seja, a da elaboração de um trabalho efetivamente acadêmico sobre a História da Polícia Militar.
É verdade que existem obras outras que tratam da história dessa importantíssima corporação. Contudo, são trabalhos diletantes, de apreciadores da História, que pretenderam registrar a memória da Polícia Militar. Daí a importância do trabalho de Francis Cotta.
O autor defendeu tese de doutorado em História (No rastro dos Dragões: universo militar luso-brasileiro e as políticas da ordem nas Minas setecentistas) após ter realizado uma pesquisa verticalizada nos arquivos de Minas Gerais e de Portugal.
Os resultados do extenso arrolamento de dados feito pelo autor trouxeram à luz informações sobre a PMMG que, durante séculos, ficaram guardadas em documentos nos arquivos à espera de serem manuseados, coletados e sistematizados.
Deste trabalho e do seu interesse pela corporação, da qual faz parte, Francis Albert Cotta escreveu esse pequeno, mas precioso livro, que permite a todos conhecerem a história da Polícia Militar de Minas Gerais no longo período compreendido entre a temporalmente distante América Portuguesa e os recentes anos 1990.
O autor inicia seu livro tratando da ponte possível entre o passado e o presente; das relações imbricadas entre História e Memória. A Breve História da Polícia Militar de Minas Gerais possibilita guardar a memória da corporação: da sua formação, de seus primeiros tempos, da sua profissionalização e da sua inserção na sociedade.
Dos Dragões Del Rei, tropa paga e regular e dos corpos auxiliares e irregulares, como as milícias, as ordenanças e os terços de pardos e negros, que atuavam na América Portuguesa, à Polícia Militar dos nossos dias um longo caminho foi percorrido. As influências de concepções européias sobre a formação, qualificação e tratamento das tropas foram finamente analisadas pelo autor. Ressalte-se o exame de Francis Albert Cotta da Guarda Real da Polícia de Lisboa, tema inédito na historiografia brasileira que, mais uma vez, aponta para a importância da pesquisa histórica dedicada e séria.
A manutenção da ordem, tarefa precípua da Polícia Militar, foi abordada nos vários contextos históricos de crise no Brasil, quando a corporação foi chamada a atuar.
Recomendo enfaticamente a leitura desse livro. Uma nova porta sobre a História da Polícia Militar foi aberta: um convite para visitar uma nova história de uma das mais importantes corporações do estado de Minas Gerais.

Profª. Drª. Carla Maria Junho Anastasia (UFMG)

Nenhum comentário: